sexta-feira, 20 de março de 2015

Eu não sou cinéfila



Desde o início deste ano venho me perguntando constantemente: O que é ser cinéfilo? Essa pergunta tem rondado os meus pensamentos mais até do que eu mesma gostaria.

Por hora cheguei a conclusão de que um cinéfilo é aquela pessoa que ama cinema. Parece uma dedução óbvia, mas, ao meu ver, ela é bem mais complexa do que parece. Afinal, o que quer dizer amar cinema?

Acredito que seja se interessar não só pelo produto que lhe é entregue quando você assisti a um filme, mas, também, pela produção do mesmo. Seja estar atento aos lançamentos, mas sempre buscando ver filmes antigos para se lembrar de como tudo começou, seja porque tal coisa virou um clichê de um determinado gênero. É ter suas preferências, mas não se negar a ver algum filme só porque é do gênero tal ou porque tem no elenco o ator Y ou porque virou modinha e você não segue modinhas. É querer conhecer o cinema do máximo de países possíveis sem preconceitos.

Após chegar a essa conclusão, percebi que não sou cinéfila, dentro da minha própria concepção. É triste, mas é verdade. É a mais pura verdade!

Tenho uma lista gigante de clássicos que ainda não vi. Do cinema oriental, 90% do que eu conheço são filmes de terror ou suspense. Agora que estou conhecendo o cinema latino, o francês, o alemão etc. Embora na minha lista de favoritos tenha filmes de algumas nacionalidades fora do básico (EUA, Brasil e Inglaterra), sinto que não dou chances iguais.

Boa parte das pessoas dá como justificativa para essa "alienação" o fato dos cinemas de shoppings não abrirem espaço para produções diferentes. Mas eu, bom, eu, sinceramente, não posso me apoiar nisso. Quase que diariamente, enquanto pesquiso e escolho os filmes que vou colocar no acervo do blog, eu tenho acesso a vários desses filmes e no entendo, de forma absolutamente natural - no sentido de não pensado -, eu os ignoro ou, no máximo, penso: É, um dia vou ver!

Amo o cinema, o respeito o máximo que minha humanidade permite, busco sempre aprender coisas novas, mas ainda assim, dentro daquilo que eu acredito, eu não sou cinéfila.

E você, o que é ser cinéfilo na sua opinião? Você se considera um?

  Um comentário:

  1. vei, na boa? tinha uma professora de sociologia que defendia que vc tem de "problematizar" as coisas...vc tb foi aluna dela???

    ResponderExcluir

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.